Onde fica o Grupo Escoteiro João de Barro?
Localiza-se no 13° Batalhão de Polícia Militar - Quadra Central Área Especial nº 02 Sobradinho-DF, aqui.
As atividades são realizadas aos sábados de 14:30 às 18:30.

O que é o Escotismo?
O Escotismo é um Movimento Educacional para jovens com a colaboração de adultos, voluntário e sem vínculos politico-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro.

 

Qual é o propósito do Escotismo?
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

 

De onde surgiu este movimento de jovens?
O Escotismo foi fundado em 1907 pelo inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell (carinhosamente conhecido como BP, pronunciado "bipi") com um acampamento na ilha de Brownsea, no canal da mancha. Dele participaram vinte jovens de 12 a 16 anos de idade aprendendo 1°s Socorros, orientação, observação, etc. Entusiasmado com os resultados, escreveu o livro "Escotismo para Rapazes". Em pouco tempo haviam centenas de patrulhas praticando o Escotismo que se espalhou pelo mundo chegando ao Brasil em 1910.

 

Quem pode participar?
No Brasil, o Movimento Escoteiro é dividido em 4 ramos, para ambos os sexos, formado conforme a idade do membro juvenil Ramo Lobinho: meninos e meninas entre 7 e 10 anos, chamados Lobinhos; Ramo Escoteiro: jovens entre 11 e 15 anos incompletos, chamados Escoteiros; Ramo Sênior: rapazes e moças entre 15 e 18 anos incompletos, chamados Sêniores; Ramo Pioneiro: rapazes e moças entre 18 e 21 anos incompletos, chamados Pioneiros. Adultos também podem participar como "Chefes Escoteiros", não existindo limite de idade.

 

Existe um uniforme?
De acordo com mudanças no estatuto, para acompanhar o progresso da juventude e do escotismo como um todo, assim como para baratear os custos associados ao ingresso no movimento, a maioria dos grupos escoteiros no Brasil utiliza um "TRAJE" Escoteiro com uma blusa azul-mescla (onde são fixados distintivos) e calça jeans. Este traje veio a substituir o tradicional uniforme marrom com aquele chapelão que por muito tempo foi associado com o movimento escoteiro. Existem, porém, alguns grupos que ainda mantém este uniforme cáqui.

 

Quem manda no escotismo?
O Escotismo tem organizações que o regulamentam a nível mundial e nacional. A União dos Escoteiros do Brasil, UEB, é uma sociedade civil de âmbito nacional de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública que congrega todos quantos pratiquem o Escotismo no Brasil. O Escotismo Brasileiro é membro fundador da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO (WOSM) que tem como órgão máximo a Conferencia Escoteira Mundial (WSC) criada em 1922.

 

Qual é a Promessa Escoteira?
"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira." Os escoteiros fazem as mesmas coisas no mundo inteiro? Os escoteiros de todo o mundo respeitam os mesmos princípios, mas adaptado as suas culturas e condições geográficas. Descubra mais sobre o Escotismo em outros países aqui.

 

Existe um código de conduta?
Sim. Os escoteiros seguem uma lei com 10 artigos. Em sua promessa, o escoteiro promete fazer o melhor possível para cumpri-los.

1 – O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2 – O Escoteiro é leal.
3 – O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4 – O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5 – O Escoteiro é cortês.
6 – O Escoteiro é bom para animais e plantas.
7 – O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8 – O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9 – O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10 – O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

 

Escotismo é Recreação?
Sim e Não. Na verdade o Escotismo é muito mais do que simples recreação. É diversão com objetivos educacionais.

 

Os adultos podem participar?
Sim! O direcionamento do Escotismo é para os jovens, mas os adultos são imprescindíveis na aplicação do programa escoteiro. Os adultos também se beneficiam à medida que têm uma chance de, voluntariamente, ajudarem crianças e jovens. Um modo para melhorar a compreensão entre gerações, adquirir novos conhecimentos e experiências que, certamente, somam muito ao desenvolvimento pessoal de cada um. O ingresso, bem como a permanência no Movimento é inteiramente voluntária.

 

E quem nunca acampou?
Não tem problema algum. Acampar é uma das fases mais divertida e interessante experimentada pelos jovens, mas não é obrigatória. Tente e você vai gostar.

 

Com quem posso falar para saber mais?
Mande-nos um e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Ou visite o site oficial da UEB-DF (http://www.escoteirosdf.org.br/).

 

E as velhinhas que não querem atravessar a rua?
Elas não precisam atravessar se não quiserem.